top of page

   REDES SOCIAIS  X

               RELACIONAMENTOS INTERPESSOAL

       Com a correria do dia a dia o nosso tempo está cada vez mais limitado e nem sempre é possível realizar todas as tarefas que precisamos ou desejamos. A falta de tempo é um problema que atinge grande parte da população, que tem sacrificado momentos de lazer, uma boa alimentação, o sono e relacionamentos em função dessa correria maluca na qual somos submetidos diariamente. Em função disso as redes sociais estão ganhando cada vez mais espaço, a internet nos possibilita comunicação instantânea, é possível compartilhar conhecimentos, se manter atualizado com noticias e acontecimentos que ocorrem no mundo todo de forma muito dinâmica,é possível também trocar experiências em grupos onde as pessoas possuem os mesmos interesses . Sem contar os outros inúmeros benefícios, como entretenimento, fazer novos amigos, se manter presente na vida dos que estão distante, trabalhar, pagar contas, estudar, entre muitos outros.

       É impossível não reconhecer o quanto a tecnologia tem facilitado a vida moderna. Portanto, não podemos ignorar o lado negativo que o mau uso dessas ferramentas tecnológicas pode causar nas relações interpessoais.

       É possível perceber que o contato físico está diminuindo, as pessoas estão se distanciando, as redes sociais muitas vezes tem o poder de aproximar quem está longe e distanciar quem está perto. É comum presenciarmos um casal ou grupo de amigos, em um restaurante ou balada, cada um com seu celular “navegando” em seu próprio mundo virtual sem ao menos trocar uma palavra.

       As amizades e os relacionamentos afetivos não devem ser baseados exclusivamente na forma virtual. As pessoas precisam de abraços, sorrisos, toques, beijos, carinho, atividade física, lazer,  essa interação direta é que nos permite sentir pertencentes a um grupo real, e a ausência disso pode gerar relações cada vez mais impessoais, distantes e superficiais.

       Também é possível perceber que os adolescentes passam horas navegando em busca de novos relacionamentos virtuais ou em jogos online, deixando de lado a vida real.  Os adolescentes não querem mais praticar esportes ao ar livre, com a família e os amigos, pois preferem disputar partidas online.Abrem mão de sair com os amigos, para atualizar status ou conversar em chats. È preferência da grande maioria desses adolescentes conversarem virtualmente a pessoalmente, e isso pode gerar sérios problemas de relacionamentos, além de sedentarismo.

       Diante dessas questões o ideal é a busca pelo ponto de equilíbrio. È indiscutível os benefícios que a vida virtual promove, porém se o uso for em excesso, essa ferramenta tão importante e indispensável na vida moderna pode se transformar em uma arma de distanciamento e relacionamentos superficiais. Precisamos resgatar o contato físico, o olhar, o toque, as conversas sem uso de aplicativos. O importante é sabermos utilizar, a nosso favor, os benefícios que a tecnologia promove, sem abrirmos mão do contato real com o outro.

 

                                                                                              Psicóloga Elaine Pereira Barbosa – CRP 04/37560

Endereço:

Av. Emílio de Vasconcelos Costa, nº 133, Centro, Sete Lagoas.

Edifício Márcio Paulino, 3º andar, sala 312.

Telefones:

Siga-nos

  • w-facebook

Consultório: (31) 3774 1277

 

Psicóloga Thamires M. Dias 

Cel.: (31) 9229 4933 

 

Psicóloga Elaine P. Barbosa

Cel.: (31) 9795 5805

 

Psicopedagoga Lilian Figueiredo

Cel.: (31) 9749 8526

 

Nutricionista Amanda Resende

Cel.: (31) 8822 0615

 

Dúvidas,  Sugestões e Solicitar Consulta

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page