

Dicas aos pais sobre regras e disciplina
Crianças não nascem sabendo se comportar corretamente, precisam ser ensinadas. Essa é uma tarefa árdua. Não existem manuais para educar, afinal, cada criança e família tem sua individualidade. Porém, algumas dicas podem auxiliar nesse processo:


-Por volta dos 3 anos de idade, geralmente, começa a fase de “enfrentamento”. Assim, já nessa fase é necessário começar a inserir a disciplina. Seu filho precisa de limites. Ensinar o que é correto faz parte do amar e cuidar.
- Sejam pais dos seus filhos, não dá para ser sempre "amiguinhos". Hoje as famílias são democracias, podemos negociar. Mas as crianças precisam que continuemos exercendo nossos papéis de pai e mãe, impondo limites quando necessário.
- Deixe claro à criança que todas as pessoas, independentemente da idade, obedecem a regras. Não é exclusividade da criança. Nós adultos também temos regras no trabalho e no trânsito, por exemplo.
- Ao ditar normas os responsáveis devem estar de acordo, nada de a mãe dizer uma coisa e o pai outra, isso só estimula mais a confusão.
- Explique o porquê é importante seguir regras. Limites são ensinamentos e devem ser acompanhados de porquês.
- As ordens devem ser claras, a criança deve saber exatamente o que se espera dela. Precisam, também, ser adequadas à idade de seu filho. Evite excessos.
- Procure o momento oportuno pra pedir e exigir. Não adianta obrigar a criança a tomar banho justamento no horário do seu programa de TV favorito. Assim você só está ensinando que tomar banho é ruim porque a impede fazer o que ela gosta.



- Evite ficar remoendo a decisão tomada. Ninguém é perfeito, você cometerá erros com seu filho. Se livre da culpa desnecessária.
- Os filhos devem entender que os castigos vêm dos seus próprios atos, são consequências de suas ações e não maldade dos pais. A criança pode revidar dizendo: “Não gosto mais de você.” Essa raiva é passageira. Responda: "Tudo bem, você ainda assim é meu filho".
- Se a criança tem problemas com organização e horários, facilite: faça tabelas com sequências de rotinas e deveres.
- Ensine-os a serem independentes. Deixe de lado a tentação de ajudar ou fazer por eles sempre. Para cada idade e nível de desenvolvimento existem coisas que podem ser feitas por eles mesmos.



- Um castigo suave e contínuo é mais eficaz que um castigo pesado de vez em quando. Além disso, os castigos devem cumprir-se. Não ameace com aquilo que você não está disposto a cumprir.
- Não só o erro deve ser dito, o acerto precisa ser valorizado. Ajude-os a desenvolver autoestima. Mostramos que a criança é importante e valorizada quando passando tempo com elas, conversamos, escutamos e, sobretudo quando destacamos seus acertos e pontos positivos. Reforce a conduta correta do filho, assim é bem mais provável que continue a agir corretamente.
Criar filhos dá mesmo muito trabalho, então seja paciente. Claro que você vai perder a paciência de vez em quando, mas tente respirar fundo. Ter crianças é uma oportunidade de ser um pouco criança outra vez. Aproveite a magia, o privilégio e alegria que é ter um filho ao seu lado. Então, divirta-se!
Psicóloga Thamires Moura Dias – CRP 04/39229

