

Autoconfiança
O que faz alguém chegar à vitória? O que é preciso para vencer obstáculos tidos como intransponíveis? O que move uma alma fazendo com que até mesmo os maiores problemas se transformem numa espécie de combustível para voos mais altos? Resposta: Acreditar em si mesmo!

Sentir que é possível fazer algo valioso tendo confiança no seu próprio potencial, é uma espécie de elemento mágico que promove a química do sucesso. Pessoas que não tem confiança pessoal acabam não deixando aflorar o imenso poder que já possuem. Mas como obtenho autoconfiança? Certamente não se constrói esse valor apenas decidindo pensar positivo. Confiar em si não surge do nada, afinal fracassos vivenciados são fatos concretos. Se na minha vida as coisas geralmente não dão errado, será realmente difícil, de uma hora para outra, acreditar que as coisas melhoraram.
Para aquisição efetiva de autoconfiança, primeiro, preciso entender que coisas ruins podem acontecer, mas essa não é a única possibilidade da vida. O sucesso é uma alternativa possível. O segundo passo é conhecer-se melhor e entender o que dificulta o caminho para o crescimento. Para confiarmos em nós mesmos, antes devemos pensar, com tranquilidade, naquilo que nos falta, identificar o que nos impede de persistir e perseverar. A partir dessa percepção chegamos ao último passo, rever conceitos e tomar atitudes de mudança. É modificando os comportamentos que nos levam ao fracasso que construiremos histórias novas... Histórias de sucesso! Quando mais momentos de sucesso vivo, mais autoconfiança adquiro. Isso se dá porque irá crescer automaticamente a convicção de ser capaz.
Cabe ainda, apontar que se nem eu acredito que sou capaz, dificilmente coisas boas terão espaço para acontecer em minha vida. Antes de convencer os outros, tenho que convencer a mim mesmo que sou habilitado para sucesso. Como dizia Henry Ford: “Se você acredita que pode ou se você acredita que não pode, de qualquer jeito estará certo”.
Psicóloga Thamires Moura Dias – CRP 04/39229

