top of page

FELICIDADE : SER X PARECER

 

          A busca pela felicidade é para a maioria de nós um dos principais objetivos da vida, seja no campo pessoal ou profissional. Portanto algumas pessoas visualizam essa felicidade como algo que vai chegar quando: comprar um carro, ser promovido no trabalho, ganhar muito dinheiro,casar, ter filhos, comprar a casa dos sonhos, e quando essas metas são alcançadas logo vem o sentimento de insatisfação e a busca por novos sonhos e planos. Ter sonhos e metas é ótimo, o problema é quando a nossa felicidade depende da realização desses sonhos, dessa forma a felicidade acaba sendo um plano adiado. 

          Ainda existem aquelas pessoas que para se sentirem felizes precisam ostentar, seja um corpo perfeito, riquezas, o melhor carro..., tudo com o intuito de conquistar a admiração das outras pessoas. Em um mundo em que o dinheiro é mais valorizado que os sentimentos, a aparência também acaba sendo mais importante que a essência. Consequentemente, a vida, que antes era palco da luta entre o ser e o ter, agora se tornou um campo de batalha entre o ser e o parecer. Entretanto, como a cada dia está mais difícil ter, muitas pessoas passaram a buscar maneiras de parecer ter. E as redes sociais acabam facilitando e alimentando várias formas de exposição.

          As pessoas se cobram seguir adiante com uma maneira de viver que nem sempre faz sentido para elas. E investem cada vez mais e mais na aparência, passam a se cobrar estar alegres o tempo todo, mas como não conseguem, começam a fazer qualquer coisa para parecer felizes. Compram bens materiais em vez de investir no crescimento pessoal. Compram falsificações (bolsas, relógios...) para vender a ilusão de que têm muito dinheiro. Investem sua energia em impressionar os outros em vez de seguir seu caminho de plenitude. Tentam satisfazer os outros, mas não sabem o que é estar de bem com a vida.

          A nossa felicidade não pode depender da opinião do outro, é uma busca pessoal, e pode estar presente nas coisas mais simples do cotidiano, não significa ausência de problemas e sim capacidade de enfrentar e lutar por seus objetivos. Felicidade é a capacidade de ter controle sobre a própria vida, e para que isso aconteça é necessário se conhecer, conhecer suas fraquezas, defeitos, qualidades, ter clareza sobre o que te faz bem e lhe traz prazer. “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é” , então vamos ser felizes com os recursos que possuímos independente do julgamento do outro.

 

                                                             Psicóloga Elaine Pereira Barbosa – CRP 04/37560

 

 

 

 

Endereço:

Av. Emílio de Vasconcelos Costa, nº 133, Centro, Sete Lagoas.

Edifício Márcio Paulino, 3º andar, sala 312.

Telefones:

Siga-nos

  • w-facebook

Consultório: (31) 3774 1277

 

Psicóloga Thamires M. Dias 

Cel.: (31) 9229 4933 

 

Psicóloga Elaine P. Barbosa

Cel.: (31) 9795 5805

 

Psicopedagoga Lilian Figueiredo

Cel.: (31) 9749 8526

 

Nutricionista Amanda Resende

Cel.: (31) 8822 0615

 

Dúvidas,  Sugestões e Solicitar Consulta

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page